sábado, 2 de junho de 2012

Alagoas


Litoral norte de Alagoas tem turismo ecológico e praias tranquilas

Moradores de Porto de Pedra são treinados para receber os turistas. No encontro do Rio Tatuamunha com o mar, as atrações são os peixes-boi.

O passeio pelo litoral norte de Alagoas começa na praia do Patacho, em Porto de Pedras, local ideal para fugir dos destinos badalados e achar sossego. É tanta tranquilidade que as jangadas ficam praticamente abandonadas no mar.
A água quentinha e transparente e a sensação de total privacidade que se tem ao caminhar pela praia são as vantagens de estar em um lugar ainda pouco explorado pelo homem. “Eu achei maravilhoso, muito bonito. Eu nunca vi um mar tão limpo e clarinho como este, tão transparente", relata a estudante Gabriela Terenzi.
Para quem busca turismo ecológico, o destino obrigatório é o encontro do rio Tatuamunha com o mar. Os turistas buscam peixes-boi pelo caminho, admiram a beleza do mangue e da vegetação em risco de extinção.
Os guias são moradores da comunidade e fazem o percurso de jangada. “Todos os guias são pescadores e jangadeiros, pessoas da comunidade, que vêm sendo capacitados já há quase três anos para fazer esse trabalho", explica o analista ambiental Ulisses Santos.
 
No recinto de readaptação, onde vivem seis peixes-boi - além de oito animais que vivem soltos, mas são monitorados - a orientação é não fazer barulho para não assustá-los. O guia turístico Waldemir Alex dos Santos conhece cada um pelo nome. “A gente tem Aldo, de 15 anos, Poti, Aní, Tinga, Cristal, Aria, Luna, Tamunha...".

O momento mais especial do passeio é quando o peixe-boi se aproxima dos turistas. Isso acontece quando os machos estão em período de reprodução e acreditam que o barco é uma fêmea. “Um projeto dessa natureza tem que ser incentivado não pra gente ver, mas para as futuras gerações também terem a oportunidade de ver essa beleza”, diz o advogado Wagner Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário