terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Perigo na manicure


Uma pesquisa mostra que uma pesquisa mostra que uma em casa dez manicures paulista está infectada pelos vírus da hepatites B ou C, doenças graves transmitida pelo sangue. Alicates, espátulas e até lixas manipuladas por elas podem ser meios de contaminação.
Todas usam seus instrumentos em si mesmas.

85% delas não sabiam que o sangue infectado transmite as hepatites B e C.

74% não se vacinaram contra a hepatite B.

54% procuram esterilizar seus instrumentos em estufa, mas não o fazem temperatura e no tempo adequados.

26% procuram esterilizar seus instrumentos em um aparelho chamado autoclave, mas não sabem usá-lo corretamente.

8% aquecem os instrumentos em fornos de cozinha, o que não surte efeito esterilizador

Nenhuma lava as mãos entre um cliente e outro.
Fonte: Andréia Schunck/ Secretaria de Estado da Saúde de Sãofonte Paulo.

fonte: http://veja.abril.com.br/

Vista cansada?

A PARTIR DOS 40 ANOS, TODO MUNDO SOFRE DE PRESBIOPIA, NOME CIENTÍFICO DA VISTA CANSADA – AINDA QUE NÃO TENHA SENTIDO OS EFEITOS DISSO.
SÃO CERCA DE 50 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL. E O NÚMERO AUMENTA.

O problema resulta do envelhecimento do cristalino, espécie de lente natural, que gradativamente, vai perdendo a capacidade de focalizar imagens mais próximas. Até os 60, vai-se ganhando, a cada sete anos, 1 grau a mais de presbiopia – depois, ela se estabiliza. Há, basicamente, quatro alternativas para quem sofre de vista cansada, dos tradicionais óculos de leitura à cirurgia a laser.
As opções contra a presbiopia
Óculos
Como combatem a vista cansada:
As lentes ajudam a redirecionar a luz, de modo que incida num ponto acima da retina - função original do cristalino, que já não é tão eficiente. Há três tipos de lentes para esses casos:
MONOFOCAIS
BIFOCAIS
MULTIFOCAIS

Cirurgia a laser
Como combate a vista cansada: o laser se encarrega de redesenhar a córnea, criando sobre ela novas curvaturas. O objetivo é que passe a desempenhar o papel de uma lente multifocal, redirecionando os feixes de luz para o local adequado na retina.

Lentes
Como combate a vista cansada: há dois tipos de lentes. As de contato convencionais obedecem ao mesmo princípio das lentes dos óculos. As outras, conhecidas como intraoculares, são alojadas no lugar do cristalino por meio de uma operação simples, que consiste numa anestesia em gotas, seguida de uma incisão de 2 milímetros na córnea, atrás da qual ficam as lentes.

Ciência na hora de escolher
Os especialista dizem que um bom par de óculos de leitura, para quem sofre de vista cansada, deve ser mais resistente e um pouco maior. Eles explicam por quê.:

MATERIAL
As armações mais indicadas são aquelas feitas de acetato ou de metais flexíveis, como o betatitânio. Custam mais caro, no entanto resistem por mais tempo à alta freqüência com que os óculos de leitura são colocados e tirados do rosto.

HASTES
Devem ser 3% maiores do que as dos demais óculos. Parece um detalhe, mas é o suficiente para que a armação fique ligeiramente mais baixa. Permite assim a visão por cima dos óculos – necessária para alguém que sofre de vista cansada enxergar também as imagens mais distantes.

PLAQUETAS
Sua função é alinhar as lentes com a pupila, pré-requisito para uma visão adequada.

fonte: http://veja.abril.com.br/

CÂNCER DE PRÓSTATA

O que a descoberta pode trazer.
Diagnósticos sem exame de toque. Hoje, para detectar precocemente a presença de células cancerosas na próstata, é preciso submeter-se a exame de sangue e de toque retal. A descoberta das funções da sarcosina pode viabilizar o diagnóstico da doença por exame de urina.
Tratamento mais eficiente
Há indícios de que a sarcosima não apenas serve para indicar a presença de tumores na próstata, mas tem um papel no desenvolvimento da doença. Se os médicos conseguirem frear sua produção, é possível que também contenham o avanço do mal sem que ele evolua para uma metástase.
A resistência masculina a consultas médias em geral, aliada a suscetibilidades específicas quando a questão esbarra em territórios interditos, tornou o exame de toque retal um espectro para grande parte dos homens. Para estes, uma boa notícia: o exame, até agora imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, poderá ser substituído por um simples teste de urina. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estado Unidos, descobriram que a presença na urina da molécula sarcosina, um derivado do aminoácido glicina, é um indicativo da existência do tumor em sua forma não benigna. A parte não tão boa da novidade é que essa ainda é apenas uma possibilidade e serão necessários ao menos cinco anos para que o teste chegue ao mercado.
O teste de detecção da sarcosina não é único candidato da sarcosina não é o único candidato a substituir o toque retal: o de identificação da proteína EPCA-2 – encontrada no sangue e também reconhecida como um marcador da doença – deverá ser lançado em 203. Essas perspectivas animam pacientes e médicos.

A estréia de Ronaldo no Timão

Nas últimas semanas, as diretorias do Corinthians e do Palmeiras vêm discutindo estratégias para infligir perdas ao São Paulo – fora dos campos. Uma das ideias é marcar a estréia do atacante Ronaldo com a camisa do Timão para o clássico com o Palmeiras, em 8 de março. O jogo deveria ocorrer no Morumbi, o estádio do São Paulo, mas pode ser transferido para a cidade de Presidente Prudente só para é tal que o Palmeiras cogita ceder ao Corinthians, que está sem patrocínio, uma parcela maior da renda da partida. Como eles dizem, o Timão e o Verdão são só adversários. Seu inimigo é o São Paulo

Só no sapatinho


Em agosto passado, uma pesquisa encomendada pela Azaléia apontou Grazi Massafera como a celebridade com maior potencial de influenciar as consumidoras na compra de sapatos. O estudo leva a empresa a fechar um contrato com a atriz e lança a coleção Grazi Azaléia há três semanas. A propaganda desses produtos na TV só começa neste domingo, mas, mesmo sem ela, já foram vendidos 250000 pares da nova linha. A expectativa da Azaléia é chegar a 2 milhões neste ano.

A boneca barbie faz 50 anos

Ela nasceu em marco de 1959, na Califórnia, Estados Unidos na fabrica de brinquedos Mattel (Ruth Handler dona da Mattel) Jack Ryan foi o engenheiro que criou a Barbie. A boneca Barbie foi inspirada e criada em uma boneca alemã a Lilli, criada em 1955 em 1964 a Mattel comprou os direitos de Lilli e encerrou sua produção, ficando apenas a Barbie.
O nome Barbie foi em homenagem a filha da Ruth dona da fabrica de brinquedos e da 1º esposa de Ryan o seu criador.
Anuamente divididos em coleções de primavera e outono, cerca de 200 nova versões da boneca são lançadas em quantidade que pode chegar a 300.000 mil unidades, incluindo dois modelos para colecionadores com roupas assinadas por estilistas, destas são feitas entra 1.000 e 20.000 unidades. Há mais de uma década chegou as lojas bonecas preços mas baixo perto de R$: 30,00 e modelo mais elaborada cerca de R$: 150,00.
Neste meio século a Barbie sofreu cinco grandes plástica no rosto, além de ligeira alterações no corpo. Tudo feito por uma equipe de 100 pessoas selecionadas no ramo do moda, cabelo e maquiagem.
Há 50 anos a Barbie celebra a moda, cultura e as pirações femininas.