sábado, 23 de junho de 2012

CONVERSANDO COM GASTÃO



Tropecei em um
estranho que passava e lhe pedi perdão.
Ele respondeu:
"desculpe-me, por favor;
também não a vi."
Fomos muito educados, seguimos nosso caminho e nos despedimos.
  
Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim.
Ao me virar quase esbarro nele. Imediatamente
gritei com ele;
ele se retirou sentido,
sem que eu notasse
quão dura que
lhe falei.   
Ao me deitar e fazer a meditação diária, a minha consciência me revelou: “Você tratou a um estranho de forma cortês, mas destratou o filho que você ama”.
Tomei a iniciativa de ir à cozinha e vi  
umas flores no chão, perto da porta. 
Percebi que as flores ele cortou e trouxe para mim, porque era rosa, amarela e azul, cores de minha preferência.
“Fui ao quarto e estava calado, mas falou: as rosas era para te entregar, para fazer uma surpresa e você não viu”, nesse momento as lágrimas chegaram aos seus olhos..."
 
Me senti miserável e comecei a chorar. Suavemente me aproximei de sua cama e lhe disse:
Filho perdoe a minha insensibilidade, e a forma áspera com que te abordei.
Estas são as flores que você cortou para mim?"      
Ele sorriu e disse:
“Eu as encontrei junto de uma árvore, e as cortei, porque são bonitas como você”,
em especial a azul." 
Filho sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você.
Ele respondeu:
"está bem mamãe, te amo de todas as formas." 
Eu também te amo e adorei as flores,
especialmente a azul....              Autor desconhecido
Reflexo:  
Entenda que se você morrer amanhã, em questão de dias a empresa onde você trabalha cobrirá seu lugar. Porém, a Família que deixamos sentirá a perda pelo resto da vida.
Pense neles, porque geralmente nos entregamos mais ao trabalho que a nossa Família.
Será que não é uma inversão, pouco inteligente.
DEUS EBENÇOE AS FAMÍLIAS.

CONVERSANDO COM GASTÃO



A DIGNIDADE HUMANA

O respeito ao ser humano consiste em atribuir valores relativos à sua vida, reconhecendo:
 Modo de agir, compreensão, honestidade, lealdade, cordialidade, verdade e partilha do amor ao próximo, sem, contudo termos que levar em conta o seu patrimônio e condição de vida. Quero dizer com isso que o cidadão digno, pode ser pobre, morar em casa humilde, não ter automóvel, nem andar bem vestido, digo elegante. Porém, tendo os valores já mencionados, merece o respeito de todos, como cidadão e como cristão.

Estamos acostumados a julgar as pessoas: pelo que elas têm, pela aparência, pelo cargo que exercem, pelo marca do automóvel, pelo palavreado bonito, pela beleza física, pela forma truculenta (digo violenta) com que enfrenta o outro e etc.
Estas pessoas sempre são elogiadas e prestigiadas e o que é pior consideradas líderes na sociedade, e, muitas vezes eleitos como representantes máximos dessa sociedade.

Imbuídos dessa confiança massacram, exploram, escravizam, surrupiam, mentem, matam e mesmo assim são prestigiados. A continuar esse estado de coisas, onde queremos chegar? Para onde estamos indo? Então, porque não rever a nossa forma de ver o irmão, não é possível que tenhamos de continuar elogiando os indignos em detrimento da dignidade humana.

Pense Nisso.

domingo, 17 de junho de 2012

NOIVOS-CASAMENTOS


PRESENTES PARA OS NOIVOS


Presentes de casamento: doações para ONGs e cotas para a lua de mel são ótimas sugestões para presentear noivos

Assim como a escolha do vestido, do bolo e do local da festa, a lista de presentes de casamento merece atenção especial. Afinal, nela estará boa parte dos itens que serão usados pelo casal em sua nova casa. O Daquidali conversou com a especialista Sandra Zlotagora Pessini, que deu dicas incríveis de como montar uma relação sem correr o risco de ter repetições de presentes. A empresária falou ainda sobre uma nova moda para quem não precisa de utensílios domésticos: dividir passeios da viagem de lua de mel ou fazer doações para ONGs.

Que cuidados a noiva deve ter para montar uma lista de presentes de casamento?
A lista deve estar pronta assim que os noivos entregarem os convites, em média três ou quatro meses antes da cerimônia. Desta forma, os convidados ganham tempo para se organizarem para a compra do presente.
Existe alguma restrição quanto ao que deve ser pedido?
Não. A lista pode ter presentes tradicionais de casamento, como faqueiro, jogo de jantar, copos, taças. Pode conter ainda presentes mais pessoais, especialmente para aqueles noivos que já tem casa montada. Neste caso, eles podem colocar complementos ou uma obra de arte. Há listas com doações para ONGs ou associações que os noivos já costumam ajudar. Essa prática ainda não é muito comum aqui no Brasil. Em países como a Inglaterra essa experiência funciona muito bem. Ajudar quem precisa em um momento de comemoração é muito legal.
A noiva pode colocar a lista em mais de uma loja?
A dica que eu dou para os noivos é a seguinte: monte sua lista de presentes em um único lugar. Digo isso porque, geralmente, depois do casamento vem a dor de cabeça. O casal acaba se sentindo na obrigação de colocar uma listagem na loja de eletrodoméstico, outra em uma loja de móveis, outra em uma loja de presentes finos e decoração. Fazendo isso, os noivos irão ter três listas para gerenciar, e a dificuldade está exatamente nisso. E ainda, pode acontecer deles ganharem mais presentes de um lugar do que de outro. Essa é a maior queixa dos casais depois do casamento.
O casal deve ir à loja escolher os itens?
Hoje já não se tem essa necessidade. Muitas lojas oferecem em seus sites imagens de boa qualidade com as informações necessárias. Alguns presentes, como um sofá, uma poltrona, por exemplo, talvez a pessoa vá querer experimentar. Querer ver a estampa, o material, enfim, para ter certeza antes de tomar uma decisão.

E quanto aos presentes dados pelos padrinhos?
No Brasil, geralmente eles são os que dão os presentes mais caros, os eletrodomésticos e eletrônicos. Nesse caso, o casal pode também pensar em fogões mais personalizados, aqueles de cinco bocas, ou então uma mini adega para climatização de vinhos.
Cotas para a lua de mel podem ser pedidas?
Acho muito deselegante pedir dinheiro aos convidados, mas pode. Se precisar de recursos para a viagem, ao invés de colocar cotas de 50, 100, 500 real ponha itens de turismo, como por exemplo, um passeio de escuna em Trancoso. É mais elegante explicar que eles desejam tal quantia para o passeio na Bahia. Dessa forma, os convidados não doam simplesmente quantia de dinheiro, mas têm a oportunidade de proporcionar um programa único que será lembrado pelos noivos.
Aurora Aguiar

PESO E ALIMENTAÇÃO CORRETA



A HORA DA REFIÇÃO AUMENTA MAIS NO PESO DO QUE A QUANTIDADE
DE COMIDA

Hora da refeição influencia mais no ganho de peso do que a quantidade de comida

Você sabia que o horário das refeições é tão ou mais importante do que o tipo de comida que você consome? Pelo menos é o que afirma um estudo divulgado na revista científica “Cell Metabolism” feito pelo Instituto Salk de Estudos Biológicos da Califórnia, nos Estados Unidos.
Nessa pesquisa, foram separados dois grupos de camundongos. O primeiro consumia alimentos gordurosos por até oito horas por dia.  O segundo se alimentava da mesma dieta, mas sem restrição de horários. Diante o comportamento dos animais, os cientistas perceberam que os elementos do primeiro grupo corriam menos risco de obesidade e de ter doenças metabólicas.
O estudo também concluiu que há uma incompatibilidade entre o relógio biológico e horário desregrado da alimentação. “Cada órgão tem um relógio. Isto é, há momentos em que órgãos como fígado e intestino têm picos de eficiência e depois ficam mais lentos”, afirma o autor do trabalho, Satchidananda Panda.
A pesquisa ainda explica que as oscilações são essenciais para o processo de quebra de colesterol para produção de glicose, que são ativados e desativados quando comemos ou não. "Quando comemos aleatoriamente, os genes não estão totalmente ativados ou não desligam completamente. O princípio é o mesmo com o sono e a vigília. Se não dormirmos bem à noite, não estamos completamente acordados durante o dia, e, consequentemente, trabalhamos de forma menos eficiente”, afirma Panda. 
Aurora Aguia

Nem sempre é fácil seguir uma alimentação saudável, mas é necessário ficar atenta aos pequenos hábitos nutricionais que terminam por prejudicar a vida. Segundo o endocrinologista e nutrólogo Dr. Mohamad Barakat, certos alimentos são verdadeiros vilões para o envelhecimento. Para ajudar quem quer acabar com esse processo destrutivo agora, o especialista também indica os grandes aliados na cozinha. Mude sua rotina agora!

ALIMENTOS


ALIMENTOS QUE PODE PREJUDICAR A SAÚDE



Cuidado: certos alimentos podem acelerar o envelhecimento!

Salsicha (perigo: acima de 2 unidades)
A salsicha e outras carnes processadas podem aumentar o risco do câncer de pâncreas em 67%. O nitrato de sódio, presente na salsicha e também no bacon, é uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês.
Refrigerante: (300 ml)
Uma lata de refrigerante possui, em média, 10 colheres de açúcar, 150 calorias e até 55 mg de cafeína, além de corantes artificiais e sulfitos. A bebida é tão ácida que são necessários 30 copos de água para neutralizar esta acidez, muito perigosa aos rins.
Salgadinhos: (perigo: acima de 30g)
Alimento processado com baixo teor nutritivo e alto teor de sódio e gordura.
Sopa processada
Em média, uma xícara de sopa processada contém 760 mg de sódio (1/3 do consumo diário necessário).
Pizza
Atenção principalmente à maioria das pizzas congeladas, cheias de condicionadores de massas artificiais e conservantes. Outro problema é farinha branca que, quando absorvida pelo organismo, se transforma em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Adoçantes (Perigo: 3 a 4 saquinhos de adoçante ao dia)
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reduziu a quantidade máxima de adoçantes sacarina e ciclamato. Apesar de não ter risco comprovado em humanos, estas substâncias já são proibidas em alguns países como EUA e Canadá: testes feitos em camundongos resultaram em câncer de bexiga nos animais.
Suco de caixinha
Contém alto índice de açúcar, corantes e aromatizantes e o processo de fabricação elimina os nutrientes. Outro problema é a presença dos corantes como a tartrazina, que pode causar, por exemplo, asma brônquica em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico. Segundo a legislação, os néctares devem respeitar um limite de adição de sacarose. Mesmo assim, chegam a ter 20g de açúcar (2 colheres de sopa cheias) a cada 200ml.
Caldos Concentrados
Teor muito alto de sódio, que provoca aumento da pressão arterial.
Algodão doce
Além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais. Segundo o doutor, é um alimento que não deveria existir.
Batata frita
São fritas em óleo vegetal que, em muitos casos, é reutilizado várias vezes. Isto aumenta a concentração de gordura trans, o mais perigoso para a nossa saúde.

ALIMENTOS DO BEM


ALIMENTOS QUE FAZEM BEM


Aliados
Descubra a quantidade diária recomendável para que estes alimentos façam bem:

Alho (indicação: 2 dentes de alho por dia)
Seu princípio ativo (alicina) melhora a circulação, diminui a pressão sanguínea, age como antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Castanha-do-pará (indicação: 100 g por dia)
Rica em vitamina E, selênio e zinco, que retardam o envelhecimento celular. O consumo está relacionado ao baixo risco de obesidade e doenças coronárias.
Cúrcuma (indicação: 3 g por dia)
A curcumina, seu mais importante princípio ativo, só é encontrada nesta raiz e age como anti-inflamatório. Também combate o câncer, inibindo a proliferação de tumores, a formação de vasos para sua nutrição e metástase.
Sardinha, salmão, cação e atum (indicação: 100 a 200g 2 a 3 vezes por semana)
Têm a presença de Ômega 3, um tipo de “gordura boa” essencial para o sistema nervoso, o coração e o cérebro. Também possuem minerais com ação anticancerígena. As sardinhas em conserva são consideradas “comida saudável em lata” e devem ser preservadas no próprio óleo.
Quinua (indicação: 3 xícaras por semana do grão cozido ou em flocos)
Este grão é considerado pela ONU como alimento completo, perfeito. É rico em aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, derrame, prisão de ventre, fadiga, cansaço, preguiça e depressão. De fácil preparo, também ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico.
Arroz integral (indicação: 80 a 100g, ao menos em uma das refeições, todos os dias).
É muito rico em carboidratos, um dos principais combustíveis do organismo. Tem muitas vantagens quando comparado ao arroz branco no que diz respeito a fibras, minerais e vitaminas do complexo B.
Banana (indicação: 1 banana ao dia, e para esportistas, 2-3 bananas ao dia)
Tem potássio e vitamina C e B6, que combatem o estresse. O potássio também pode evitar o derrame cerebral, especialmente em quem sofre de pressão alta. A fruta combate câimbra e tem efeito calmante, pois estimula a produção de serotonina.
Brócolis (indicação: 1 a 2 talos por dia)
É um vegetal completo: contém ferro e ácido fólico (que previnem e anemia), além de betacaroteno e vitaminas C e E, nutrientes antioxidantes que retardam o envelhecimento, aliviam a fadiga e dissolvem coágulos sanguíneos. Também possui suforeno e vitamina A, que protegem as células do câncer.

Chá verde (indicação: 3 xícaras ao dia, sem adoçar)
Rico em minerais, vitaminas e flavonoides, que são antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce e inúmeras doenças).

Azeite de oliva: (indicação: consumir em temperatura ambiente, 1 a 2 colheres de sopa ao dia)
Óleo saudável, rico em gordura insaturada, vitamina E e composto fenólicos. É excelente no controle da pressão arterial, na prevenção de doenças cardiovasculares, aumento do colesterol HDL (bom) e redução do colesterol LDL. Além de melhorar a disposição, o azeite também é indicado na prevenção do câncer.
Caviar (indicação: 1 colher de chá ao dia)
Contém uma substância nutritiva chamada vitelline, rica em fosfolípides e fosfoproteínas. Alguns dos muitos benefícios dos fosfolipídios de caviar: previnem envelhecimento e a queda capilar. Reduzem o processo inflamatório em peles envelhecidas e expostas à radiação ultravioleta; promovem o aumento do desempenho esportivo.      FONTE SITE www.daquidali.com.br        Redação DaquiDali