segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENVELHECER COM SAÚDE


Médico dá dicas práticas para quem quer envelhecer com saúde
Curtiu as dicas do médico endocrinologista e nutrólogo Mohamad Barakat para evitar o envelhecimento no programa Eliana deste domingo (6)? Em um bate-papo exclusivo com o DaquiDali, o médico contou que envelhecer com saúde é praticamente como fazer uma poupança, ou seja: a preocupação deve vir desde cedo para que os frutos possam ser colhidos no momento certo. De acordo com ele, os cuidados devem começar ainda na adolescência, época em que se moldam os costumes para o resto da vida. “Depois desse período, a pessoa sofre muita resistência para mudar e melhorar alguns hábitos”, diz.
+ Cuidado! Certos alimentos podem acelerar o envelhecimento
Ainda que as crianças e os adolescentes tenham mais facilidade para seguir novos hábitos, o momento-chave para se preocupar com afinco com a saúde é a partir dos 30 anos. É neste momento que se tornam cruciais alguns alicerces indicados pelo Dr. Barakat:
1 - Controlar ou evitar o estresse ao máximo: uma boa dica é valorizar as tarefas simples do dia. Aprender a se controlar traz harmonia ao cérebro e diminui a irritação ao longo do dia. Dormir bem também faz diferença.
2 – Alimentação saudável: não precisar seguir uma dieta rigorosa, mas é preciso atenção aos alimentos que fazem bem ao organismo.
3 – Atividade física: é interessante gerar uma rotina de exercícios, como a caminhada, para evitar o sedentarismo.
4 – Controle e reposição dos hormônios: deve ser feito somente quando necessário e apenas receitado pelo médico de confiança. O controle é importante para o bom funcionamento do organismo ao longo da vida.
“Essa á base, não tem segredo. É apenas um conjunto de ações”, diz o médico, que também frisa a importância de eliminar vícios como o fumo e o álcool.
Nas grandes metrópoles
Para quem vive nas grandes cidades, como São Paulo, pode parecer mais difícil escapar da rotina frenética para ter uma vida saudável. O conselho do doutor? “Cabe a você criar técnicas lúdicas de prazer, de compensação. Por isso não abra mão dos momentos de prazer com os amigos, ou de ir ao teatro, ou ainda de fazer algum esporte”, .Fonte:site www.daquidali.com.br

Ana Paula Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário