segunda-feira, 28 de maio de 2012

TÉCNICAS PARA ALIVIAR DOR DO PARTO



Conheça técnicas para aliviar naturalmente a dor do parto
É só assistir a qualquer filme de terror para perceber que a dor ainda é um dos maiores medos da humanidade. Nada mais natural do que temer misturar essas sensações ruins com a felicidade que é o nascimento de um bebê, por isso a medicina se utiliza de poderosos analgésicos para aliviar a parte pesada do procedimento. Quem opta por um parto natural, no entanto, não possui das mesmas facilidades tecnológicas. Como proceder, então?
Para a naturóloga e doula, profissional que acompanha o parto, Raquel Oliva, a maior parte das mulheres é capaz “parir com pouco ou nenhum método de alívio da dor, pois o corpo produz endorfinas e outros hormônios como a ocitocina (que gera sentimento de vínculo entre mãe e filho, facilita a expulsão da placenta e contribui para a produção de leite) para manejar a dor intensa, mas suportável.” Ainda que pareça difícil de acreditar, a especialista defende “que ela passa imediatamente após o nascimento, dando lugar a sensações de êxtase e realização”.
Segundo a naturóloga, além do desconforto causado pela passagem do bebê pela pélvis da mulher, outros tipos de dores são vêm à tona. “Não se pode deixar de pensar sobre a dor emocional envolvida. Durante o parto, a mulher experimenta sensações, a maioria das quais, nunca vivenciadas antes. Assim, emoções como medo, ansiedade e tensão podem gerar uma percepção exacerbada da dor”, explica.
Veja alguns métodos naturais de alívio sugeridos pela especialista:
Posicionamento e mobilidade
Movimentarem-se livremente durante o trabalho de parto é, geralmente, uma maneira efetiva de redução da dor. Ficar de pé e caminhar beneficiam a mobilidade dos ossos da bacia e permite que a gravidade ajude o bebê a encaixar-se.
Respiração e relaxamento
Há técnicas que ajudam a aumentar a oxigenação durante as contrações e o relaxamento nos intervalos, mantendo a mulher focada em seu corpo. Pratique uma respiração calma e profunda durante os intervalos das contrações. Durante as contrações, inicie uma respiração lenta e aumente o ritmo progressivamente.
Água
A água quente é um dos recursos mais importantes. Um banho quente (não ultrapassando 38°c) de chuveiro com uma ducha sobre as costas, especialmente quando dirigida à região lombar, diminui as dores das contrações e relaxa músculos e tensões. Uma bolsa de água quente exerce efeitos similares. Já a imersão em banheira, deve ser realizada, idealmente, depois de completados 5 ou 6 cm de dilatação para que não desacelere o processo de dilatação do colo do útero.
Meditação e visualização
A meditação a ajudará manter-se centrada, consciente e alerta durante todo o parto, reduzindo a ansiedade (aproveite para exercitar as técnicas de respiração). Visualizações criativas não devem ser desprezadas e contribuirão no lidar com cada contração, mantendo o foco longe da dor. Você poderá imaginar seu colo se abrindo, o bebê saindo, e tudo que traga esta mesma simbologia.
Ambiente
Silêncio, privacidade e discrição são características fundamentais para a criação de uma atmosfera positiva para o trabalho de parto. Para complementar use velas (iluminação à meia luz influi bastante), aromas, cores e músicas que ajudem a criar um ambiente agradável, livre de perturbações.
“Alguns dos recursos livres de drogas que podem ser utilizados neste contexto são universais e podem ser empregados por qualquer pessoa, enquanto outros como as terapias naturais complementares, devem ser aplicados por um terapeuta experiente”, diz Raquel Oliva.
A especialista frisa, no entanto, que ninguém deve tentar aguentar uma dor insuportável apenas para não recorrer às drogas anestésicas. “Não se preocupe se sentir que não é capaz de lidar com a dor, você terá tantos outros métodos ortodoxos de analgesia e anestesia, bastará solicitar à equipe médica. A escolha deve ser sempre sua”.·. 
Ana Paula Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário