terça-feira, 14 de abril de 2009
















Professora Gertudes














Zezito Araujo

Mãe Neide GUESB
Professora Cicera

Fundação Palmares realiza cursos em União dos Palmares

O Presidente da Fundação Palmares Zulu Araujo, reuniu-se com o prefeito de União dos Palmares Dr. Areski D.O.Freitas para assinar contratos e trazer melhoramentos e beneficiar ainda mais a cultura da nossa terra, principalmente na Serra da Barriga, onde deverão funcionar permanente, lojas de artesanatos dos artesãos palmarinos de: artesanato da palha de bananeira, barro, madeira, adereço (bijuterias) e bordados. O restaurante deverá funcionar com comidas da culinária afro brasileira, hoje sendo formados cozinheiros com esta modalidade. Também temos Informante de Turismo cursados com muita qualidade.
A Fundação Palmares em parceria com a Fundação Sonia Ivar e Prefeitura de União (Secretaria de Cultura), desde o dia 04 de Abril vem realizando na Organização Mirim no auditório do ESCA oficinas temáticas com aulas teóricas, e as praticas foram realizadas no platô da Serra da Barriga, para os cursos de:Informantes de Turismo,artesanatos,culinária Afro-brasileira e moda afro.Foram aulas de cidadania e descriminação racial, turismo, relações humanas, étnica, historia afro e de União. (Zumbi, Quilombo, Muquém, Serra da Barriga etc.)nutrição, etiqueta, gastronomia, religiosidade, decoração, culinária, artesanato e moda afro. Os professores especialista, vindo de Maceió para União. Entre eles destacam-se: Historiador e professor Zezito Araujo, Mãe Neide do GUESB, Dra. Angela, Gertudes, Dra.Fatima, Ana e Ricardo.
Os cursos serão encerrados no dia 30/04 a entrega dos certificados serão no dia 01/05 no palácio do Rei Zumbi na Serra da Barriga onde haverá comemorações para os cursados, parentes e autoridades.
A parceria da Fundação Palmares, fundação Sonia Ivar e Secretaria de Cultura estarão levando diversos shows para a Serra da Barriga com apresentação de artista famosos entre eles foram Luis Melodia, Tribo de Jah, Jorge Aragão e para encerrar a temporada no domingo a banda Olodum da Bahia. (houve também apresentação de artista da terra e dança de capoeira e outras)
Tudo isto é uma estratégia da Fundação Palmares e Prefeito Kil de fazer o povo palmarino, cidades vizinhas e turistas em geral conhecer e divulgar nossa historia, nossa terra, nossa gente, ou seja, União dos Palmares, Serra da Barriga, Quilombolas, Zumbi dos Palmares, Muquém, Jorge de Lima, Santa M.Madalena e Maria Mariá.
Agradecemos:
Prefeito de União- Areski D.O.Freitas Junior (KIL)
Ministro da Cultura- Juca Ferreira
Presidente da Fundação Palmares- Zulu Araujo
Representantes da Fundação Palmares de Alagoas Professor- Zezito Araujo

Depois de Luiz Melodia, Tribo de Jah, Jorge Aragão na Serra; Vem aí:


Acontece também no domingo mais uma edição do projeto sociocultural no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, desta vez com a banda afro Olodum (BA). O show é uma realização da Fundação Sônia Ivar em parceria com a Fundação Cultural Palmares/Minc.

Depois de Luiz Melodia, Tribo de Jah, Jorge Aragão, Mc Zezinho, França do Reggae e outros notáveis, a Fundação Palmares anuncia para o próximo domingo, dia 19 de abril, a presença da banda Olodum em show inédito no platô da Serra da Barriga. De acordo com a nossa fonte, a vinda da banda Olodum continua fazendo parte de uma programação artística comandada pela cúpula da Fundação Palmares.

Fonte: http://www.anajoonline.spaces.live.com/


ANAJÕ REALIZA PROJETO ‘PALMARES EM COLO’

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô executará mais uma edição do projeto Palmares in loco durante todo o domingo (19.04), no Parque Memorial Quilombo dos Palmares localizado na Serra da Barriga em União dos Palmares. A visita coletiva consiste na explanação histórica sobre o Quilombo dos Palmares, mocambos e guerreiros quilombolas; além de dinâmicas interativas e trilhas especiais.

A atividade é ideal para professores, estudantes, pesquisadores, agentes culturais e formadores de opinião. Os interessados devem confirmar a participação até o dia 16 de abril (quinta-feira) e pagar a taxa de R$ 35, referente a excursão étnica, que inclui transporte e almoço..Os participantes devem solicitar a ficha de participação pelo email onganajo@hotmail.com ou diretamente com os coordenadores da viagem. Mais informações pelos telefones: (82) 8893-9495 / 8862-3942 / 9919-0080. Vagas limitadas!

ORGANIZAÇÃO MIRIM


Entidade filantrópica instituída em 18 de maio de 1970 para abrigar menores infratores e carentes do município. A sede da instituição fica na Rua Coronel José Bezerra Montenegro no centro da cidade. A atual presidente é a filantropa Rosiete Vieira Aciole (que ocupa o cargo por 19 anos seguidos). A instituição foi criada pelo Padre Donald Macgillivray, a própria Rosiete e o Juiz da época, hoje Desembargador aposentado, Jairo Mais Fernandes.
.
Apesar das constantes dificuldades financeiras para sua manutenção, chegou a ser exemplo nacional abrigando mais de 500 menores, que inclusive recebiam ensinamentos profissionalizantes, até que sem suportar as seguidas crises e a falta de incentivo do governo entrou em estado de falência.
.
Hoje graças a um abnegado grupo de colaboradores anônimos ainda atende 72 crianças e adolescentes, sendo 12 em regime de abrigo, 30 em regime de semi-abrigo e 30 em regime de creche, atendendo nesta situação menores de ambos os sexos na faixa etária de 03 a 06 anos, que são inseridas na rede oficial de ensino e ainda oferece como atividades esportes em geral, jiu-jitsu e capoeira.
.Tem como eterno patrono o seu fundador e incentivador Monsenhor Donald Macgillivray falecido no ano passado e que foi sacerdote em União dos Palmares por mais de 30 anos.


Fonte: GAZETAWEB