quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Piscina no alvo


A falta de higiene da água da piscina pode provocar desde irritação da pele a dos olhos até problemas sérios, como otite, disenteria, herpes, conjuntivite e hepatite do tipo Ao. Por isso, antes de mergulhar, fique atenta a alguns sinais: a água precisa estar cristalina e azul, sem folhas, cabelos e insetos boiando; o fundo deve ser nítido; e os equipamentos jamais podem apresentar sinas de corrosão. “O uso de cloro é obrigatório, mesmo que o tratamento da água seja feito com sal ou ozônio. Só assim é possível eliminar complemente os microorganismos responsáveis pela contaminação”.

Olho x Computador


O computador não faz com que o grau dos óculos aumente. Mas o aparelho intensifica o ressecamento dos olhos, especialmente em que usa lente de contato, maquiagem, trabalha em ambientes com ar condicionado ou está na menopausa. “Isso acontece por que, diante da tela, a pessoa pisca rapidamente e poucas vezes. O correto é da uma piscada completa, para as pálpebras se encontrarem – assim, forma-se a lágrima, que lubrifica e previne infecções.


Afta? Esqueça a receita caseira
Se você apela para o bicarbonato de sódio sempre que surge uma afta, ai vai um alerta: o pó destrói as terminações nervosas e o tecido saudável da boca, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de recidivas. Como não existe tratamento eficaz, o jeito é esperar a afta desaparecer sozinha. Se isso não acontecer em até 15 dias, procurem um especialista, pois ela pode esconder uma doença mais grave, como herpes. “Para evitar o mal, que atinge 40% da população mundial, controle o stress, escove os dentes, passe o fio dental delicadamente e ingira alimento com vitamina B12, presente no leite e derivados, que mantêm a imunidade alta”