sábado, 25 de abril de 2009

A VOLTA E A PARTIDA PARA SEMPRE ..


Logo após estudar em Maceió, Jorge partiu para Salvador e em seguida Rio de Janeiro, onde se formou no dia 19 de dezembro de 1914 no curso de medicina. E com saudades de sua terra natal tomou o primeiro navio e foi passar o dia 31 com a família na (agora) cidade de União.
A chegada foi festiva, União saudava o seu primeiro médico e o seu primeiro poeta. Todo mundo tinha uma consulta para fazer-lhe. Mas passados os dias de festas a família resolveu se mudar em definitivo para Maceió. A Capital era a meta de Jorge de Lima. E esse foi o último adeus a cidade onde nasceu.

A cidade ainda guarda uma vaga lembrança de seu ilustre conterrâneo. A casa onde Jorge de Lima viveu os primeiros anos de sua vida encontra-se em reforma e pela foto acima vemos que está verde assim como os demais prédios públicos de nossa cidade. O busto em sua homenagem, que fica na Praça com seu nome, encontra-se rachado e seus lábios pintados de vermelho, uma tremenda falta de respeito com uma das pessoas mais respeitadas na literatura mundial. Jorge de Lima ainda possui uma Escola Estadual com seu nome na Rua Tavares Bastos, defronte ao Colégio Cenecista Santa Maria Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário