sábado, 25 de abril de 2009

BUSTO DE JORGE DE LIMA



No aniversário de 60 anos de Jorge de Lima, Francisco Valois, membro da Academia Alagoana de Letras, organizou uma homenagem ao poeta palmarino. A idéia dele era exigir um busto do escritor na praça principal de União dos Palmares, que fica em frente à casa que Jorge de Lima morou. Só que, segundo ele, na época, houve uma manifestação política contrária à homenagem. Um grupo alegava que Jorge de Lima jamais havia feito nada em favor de sua cidade natal.



"JORGE DE LIMA"


O fato é que, depois de muita discussão, a homenagem se concretizou. Não da forma que Valois queria, em frente à antiga casa de Jorge de Lima, mas em outra praça, construída pelo então prefeito Antônio Gomes de Barros, e batizada de Praça Jorge de Lima, onde o busto continua até hoje.
O próprio Jorge de Lima patrocinou o busto em sua homenagem. Além disso, mandou também para a casa onde nasceu 500 exemplares de livros de sua autoria e de diversos outros escritores. Os livros foram transportados de navio, do Rio de Janeiro para União dos Palmares. Havia edições raras, de luxo, de toda a obra dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário