quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Etiqueta


Gestos de gentileza

Este é o momento de conviver mais gentilmente com nosso semelhante. Um sorriso, segurar a porta para o outro passar significam a mesma coisa, aqui ou em qualquer lugar do mundo. Se tratada com gentileza, a pessoa, por um instante que seja se sente especial, e isso a faz não se sentir tão só.
A verdadeira cortesia é pensar no outro, antes de pensar em si mesmo. Se duas pessoas querem passar por uma porta estreita, uma vai ter que dar o lugar à outra. Isso é cortesia. Se estende a mão com um sorriso, o outro também estende a sua e me retribui o sorriso. As pessoas se imitam. Se eu te trato mal, você também me trata mal. Continuamos a nos imitar. O uso da cortesia é uma maneira de evitar o caos. O mundo está cada vez mais povoado e, quanto mais gente existir, mais precisamos que as pessoas sejam gentis umas com as outras.

Gestos gentis
Faça uma lista com as datas de aniversário de pessoas queridas e não deixe que passem em branco.
Dê passagem: na rua, no elevador, no banco, no trânsito. Sempre que puder, ceda sua vez.
Não se esqueça das palavras mágicas: bom dia, por favor, com licença, obrigada. Inclua também o “posso?” Ou ainda: que bom!
Não tenha medo de ser piegas. Se a chance se apresentar, ajude uma pessoa idosa ou uma criança a atravessar a rua. Ou resgate um gatinho do telhado!
Vai se atrasar para um encontro ou uma reunião? Ligue para visar, justifique-se. O tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu.
Retorne os telefonemas, responda aos e-mails, agradeça os convites que receber, mesmo que não possa ir. É sinal de consideração e ajuda a manter o tom de cordialidade nas suas relações.
Numa situação em que várias pessoas estão debatendo idéias, escute primeiro e aguarde o seu momento de argumentar. É uma atitude sábia que valoriza palavra do outro e também a sua.
Sempre agradeça os favores que lhe fazem e as coisas bacanas que lhe oferecem. Reconhecer a cortesia alheia é um modo de ser gentil.
Elogie (sem economia!) o bom desempenho de um colega ou de um funcionário.
Sorria sempre. É um jeito de receber bem as pessoas e ser bem recebida. Basta ser cordial. Não é o caso de demonstrar alegria ou afeto se você não sente isso. A gentileza é uma delicadeza, nunca uma simulação.
Viu alguém atrapalhado, carregando mil pacotes ou um objeto pesado? Dê uma mãozinha.
Doe o seu tempo e faça companhia para quem está de luto ou sofrendo com solidão. A presença de uma amiga é tudo nessa hora.
Não julgue nada nem ninguém (vale para você também). Diante de uma situação desagradável, não acuse nem se mortifique. Apenas registre suas sensações. Esse exercício aumenta o grau de tolerância às imperfeições.
Mesmo depois de um longo dia de trabalho, passe um tempo com seus familiares. Ouça suas histórias.
Expresse gratidão a quem lhe ensina – seja um professor ou um amigo. Dê flores, um abraço ou, se isso fizer sentido para você, ofereça uma oração.
A vida seria mais difícil sem a ajuda da empregada ou da babá? Agradeça sinceramente o apoio delas.
Pare o carro para deixar uma pessoa atravessar, mesmo que ela não esteja na faixa de pedestres.
Perdoe uma mágoa do passado. É muita gentileza dar uma segunda chance a alguém que pisou na bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário