quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CONHECENDO OS TIPOS DE MASSA E SEUS MOLHOS

DE GRANO DURO – A farinha é feita de uma parte do trigo chamada trigo durum (não empapa), misturada a água. Com alto teor de glúten(proteínas) e nutrientes, é originaria do sul da Itália, mas também é produzida no norte.

COM OVOS - E preparada com farinha de trigo comum, ovos e água, surgiu como uma alternativa em lugares onde não havia a farinha de grano duro. Quando vendida fresca, é pesada e sensível ao cozimento.É mais calórica.

DE SÊMOLA – Produzida com um tipo especial de farinha de trigo, de granulação maior, é acrescida de vitaminas, minerais, colorantes e as vezes, de ovo.

FRESCA- No Brasil, inicialmente era feita de farinha comum, ovos e água. Hoje, alguns tipos são produzidos artesanalmente, em rotisserias, com farinha especial importada. Nos supermercados, as recheadas, longas e para rechear (mais comum) ficam no balcão refrigerado.

INTEGRAL- De farinha de trigo integral tem mais fibras e coloração bege-escura.

COM SABOR E COR- Além de farinha, água e ovos, essa massa leva ingredientes como espinafre, beterraba,tomate, tinta de lula ou açafrão.

COMO COMBINAR OS MOLHOS
Conforme o formato e o tamanho, as massas são agrupada em famílias. Para cada uma há um tipo de molho adequado. Ainda que as trocas não sejam recomendadas, se você precisa substituir o macarrão de uma receita, opte por outra da mesma família.

MASSA PEQUENA- São idéias para caldos, sopas: Risoni, Padre-nosso (Corallini) e estrelinha (Stelline).

MASSA CURTAS – Podem ser espetadas com o garfo. O molho certo para elas é mais rústico, mais denso, aderem melhor a massa.Também pode ser utilizado no preparo de saladas.são: Orelhinha (Orecchiette), Penne(de massa comum, com espinafre e com tomate),Gravatinha(farfalle), Parafuso (Fusilli).

MASSA LONGAS - Elas aceitam bem molhos simples ou mais condimentados,são:Espaguete, Cabelo-de-anjo (Capelli D’Angelo), Tagliatelle com tinta de lula, Talharim e Fettuccine.

MASSAS RECHEADAS- O molho e o recheio devem estar em harmonia, ou não deve competir com outro, são: Ravioli (de massa comum e de espinafre), Capelete (Com recheio de carne ou frango),Lasanha lisa fresca(de espinafre), Rigatoni (para rechear) Segredos do preparo – cada família italiana tem seus truques para fazer uma autentica macarronada. Qualquer massa requer muita água, em panelas grandes, para cozinha livre e solta. A medida é 100 gramas de massa para 1 litro de água. E deve ir ao fogo quando a água estiver borbulhando na panela. O ideal é usar 11/2 colher(sopa) de sal para 1 quilo de massa recheada. Nocaso das simples, em geral basta 1 colher (sopa) de sal para 12 quilo de massa. Em ambos os casos, muitos preferem o sal grosso, para dar mais sabor.
Gastronomia e receitas típica da Serra da Barriga.

DOCE DE LEITE DA ELUZA

Ingredientes: 5 litros de leite Gostas de limão ou vinagre Maneira de preparo Coloque para cozinha o leite com o açúcar e as gotas de limão mexa e deixe cozinha mais ou menos 2 horas depois fique mexendo para não pegar, o volume fica menor quando estiver cremoso tire e reserve.

BOLO MILHOQUALHO DA ELUZA

Ingredientes: No liquidificador bata 1 litro de leite 1 lata de milho verde 2 colheres sopa de fubá 1 xícara bem cheia de açúcar 3 colheres sopa de farrinha de trigo 200 gs de queijo de qualha 1 colher de queijo parmesão 1 colher de margarina 1 ovo Maneira de preparo Bata tudo no liquidificador. Unte uma forma de vidro grande e coloque para assar em forno médio.

PURE DE MACAXEIRA DA ELUZA

Ingredientes: Meio quilo de macaxeira cozida e espremida 01 - Lata de milho verde passado no liquidificador 01 – Colher (sopa) de queijo ralado (parmesão) 01 – Colher (sopa) de manteiga 01 – Xícara de leite Sal a gosto
Maneira de preparo: Misturar tudo em panela levar ao fogo para cozinhar, estar pronto para servir.

COCADA DE AMENDOIM DA ELUZA

Ingredientes: 01-Coco grande relado 01-Kg. de açúcar 01-Pacote de leite em pó 200-grs de amendoim cru sem casca e moído 500-Ml de água. 01-Colher de manteiga Maneira do preparo Em panela média, misture e leve ao fogo, o coco, açúcar, amendoim e leite desmanchado na água, mexendo sempre e quando estiver quase cozido e seco coloque a manteiga. Deixe desprender do fundo da panela como brigadeiro e estará pronto para levar a bancada de mármore para esfriar, depois corte em pedaços pequenos virando para esfriar do outro lado.

Fonte revista Claudia e Tia Eluza

Nenhum comentário:

Postar um comentário