BOEING 797
Em breve estará nos
ares do mundo inteiro
Uma aeronave
Boeing capaz de transportar até 1.000 (mil) passageiros, com autonomia para 10
mil milhas (16 mil km), com 33% a menos de gasto de combustível em relação à
maior aeronave em funcionamento atualmente. E mais: praticamente sem
turbulência. Isso é fantástico!
É impressionante!
Vamos vislumbrar o futuro (que já chegou).
Um gigante capaz
de transportar 1000 passageiros em 10.000 milhas (16.000 km) para 0.88 Mach
(654 mph - 1.061 kmh). Tudo um sonho!
A Boeing
trabalhou em segredo por um longo tempo. Essas imagens foram tiradas por um
fotógrafo amador.
A Boeing prepara o lançamento desta aeronave para breve. Falta, apenas, a
adaptação de alguns aeroportos para receberem essa maravilha, que, na
verdade, emite pouco ruído. O problema está na pista de pouso. O seu design
revolucionário, que combina asa e fuselagem, foi desenvolvido em
colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.
Este
"mamute" tem uma envergadura de 265 pi (comparado a 211 do 747) e
pode usar a pista para o AIRBUS A380 com uma envergadura de 262 pi.
O 797 é uma
resposta direta ao A380, que já recebeu 159 pedidos firmes. A Boeing já
"matou" o seu Super Stretched Jumbo 747X, em 2003, depois do
pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas. Em vez disso, continuou a
desenvolver o Ultimato Airbus, o 797, o fantasma da fábrica de Long Beach,
Califórnia.
A Airbus A380 foi
projetado nas pranchas de desenho em 1999 e exigiu 13 mil milhões de
dólares em custos de desenvolvimento. Portanto, está em desvantagem para o
Boeing. A Airbus é um avião estilo "velho" tubular para as
próximas décadas. Por outro lado, o Boeing 797 é, realmente, uma enorme asa
voadora.
Existem várias vantagens no projeto de "asa de fusão e
fuselagem." O mais importante é a relação de "Lift and Drag"
que deverá aumentar em 50%. Isso irá resultar em menor peso total da
aeronave em cerca de 25% e, assim, dar uma maior eficiência de 33% em
combustível versus o A380.
"A alta rigidez da célula" é outro fator chave na
tecnologia de "asa de fusão e fuselagem". Isso reduz a
turbulência e cria menos stress na célula e aumenta a eficiência de
combustível, o que permitiria que os 797 fossem até 10.000 milhas,
com 1000 passageiros a bordo, mantendo uma velocidade confortável de
cruzeiro de Mach 0,88, ou 654 mph.
A data exata da introdução no mercado do 797 ainda é incerta. Mas, as
linhas de batalha estão claramente desenhadas nesta guerra para o futuro da
aviação civil.
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A planta Willow Run foi criada pela Ford Motor
Company para produzir o bombardeiro B-24 Liberator, durante a Segunda
Guerra Mundial. Foi o maior edifício já construído com telhado. As
dimensões eram de cerca de 18 ruas de comprimento por 4 blocos de largura,
aproximadamente. As fotos do PDF ilustram a sua complexidade. A Ford veio
para fazer um
bombardeiro por hora, algo nunca igualado. Foram produzidos no total mais de
8.000 B-24.
Observe pelas fotos que os operários eram mulheres, já que os homens em
sua maioria estavam participando das batalhas.
As fotos mostram claramente a magnitude deste esforço de guerra realizado
pela Ford Motor Company.
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